segunda-feira, 15 de junho de 2009

Apresentação

“Eu vou pronunciar, porque tu o mandas,
o Lógos que vem do fundo do coração”


“Embora Minos nos feche a terra e o mar, o céu, porém, certamente ficará aberto. Por lá iremos. ”


À guisa de apresentação, somos um pequeno grupo de amigos que temos em comum, além da amizade fraterna, uma vontade genuína de conhecer e partilhar conhecimento, reflexo de uma inquietude existencial implicada a uma postura inconformista perante uma realidade que muitos concebem, não desinteressadamente, como imutável e “natural”.
Iniciamos nossas reuniões há cerca de dois anos, motivados pela descoberta de afinidades intelectuais e culturais, em que a videolocadora Claket dos amigos Djnaldo e Mary desempenhou um papel fundamental, através da riqueza de seu acervo cinematográfico, atraindo pessoas que buscavam fugir dos processos de pasteurização e idiotização reinantes em nossa cultura.
Este espaço privilegiado engendrou a idéia do ‘clube do livro’, núcleo criado com o intuito de organizar reuniões periódicas para debater obras literárias, filmes, textos ou temas de interesse geral, sempre buscando o enriquecimento intelectual e humano através da troca de idéias, da pluralidade de opiniões e do estudo de grandes artistas e pensadores.
Em que pesem as naturais oscilações e dificuldades inerentes às relações humanas e à falta de tempo que caracteriza nossos ritmos de vida, o grupo vem sobrevivendo e, gradativamente, ganhando força e incorporando novos membros. Nossos encontros se transformam cada vez mais em momentos de celebração da amizade e fonte de prolíficos debates.
Nessas oportunidades a abordagem de temas sociais e existenciais é recorrente, fonte de debates acalorados e de indagações acerca das possibilidades objetivas de contribuir na prática para uma efetiva transformação de nossa realidade.
Dessas indagações surgiu a necessidade de nos deslocar do plano teórico para a atuação concreta na realidade, cônscios de nossas inúmeras limitações, porém cientes de nosso papel como sujeitos históricos e de nossa unidade dialética com o mundo. Parafraseando Karl Marx, poderíamos resumir nosso propósito afirmando que não basta interpretar e criticar a realidade, mas de objetivamente transformá-la.
Transformar a realidade, dentro de nosso contexto histórico política e ideologicamente esvaziado, passa necessariamente pelo uso da palavra, pela irradiação do Lógos , pelo combate ao discurso hegemônico dominante, matriz de nossa visão de mundo e ao mesmo tempo responsável pelo estado de apatia e imobilismo em que nos encontramos, tendo como corolário o imperativo contemporâneo do ‘pensamento único’, como operação ideológica de naturalização da realidade.
Compreendemos que o discurso, o uso político da palavra, concorre para transformar a consciência humana e livrá-la das mistificações, abrindo um campo enorme para a ação dos homens, mediante o uso da razão; mas uma razão despida de sua conotação instrumental e utilitária, uma razão que busca o reencantamento do mundo, um sentido maior do qual somos órfãos, e do qual dependemos visceralmente; uma razão que busca resgatar os valores universais de justiça e paz, e que busca uma nova ética, fundada em bases humanistas e desatrelada do relativismo contemporâneo, desintegrador dos laços sociais.
Tendo isso em mente surgiu a idéia de criarmos esse blog, como canal de interação com a sociedade, para dividir angústias, indagações e conhecimentos, enfim, para fraternalmente partilhar a luz interior que nos faz humanos, o “Lógos que vem do fundo do coração”.

10 comentários:

  1. Passei os últimos dois dias abrindo a página do blog na esperança de encontrar algumas linhas aqui... Qual minha surpresa!
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela qualidade do texto, conseguiu captar muito bem a motivação do grupo, diria que suas palavras exalam esse sentimento de busca, de reconhecimento, de fortalecimento intelectual e sobretudo, HUMANO.

    Sinto-me feliz em postar o primeiro comentário do BLOG, e principalmente e vê-lo tornar-se real.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emanuella!

    Muito legal e pertinente seu comentário.
    Tenho certeza que vamos todos nos empenhar na busca desses objetivos que você tão bem delineou.

    Uma abraço.

    Tarcisio.

    ResponderExcluir
  3. Esperei ancioso pelo texto de abertura. Minha expectativa foi cilenciada diante de um texto claro, conciso e poético, sem deixar de ser direto e atual, colocando-nos a limpo diante de nossa realidade mais próxima. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Grande Farias!

    Que bom que gostou do texto.
    Vale destacar que o trabalho de vocês na construção do blog está ficando muito bom!
    Cabe a todos agora dinamizá-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fui convidada por ELLA para estar aqui...
    Amei...e com certeza voltarei sempre !!
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marilia.

    Em nome de todos do grupo: seja bem vinda!
    Esperamos que participe e contribua para o engrandecimento do blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. É muito bom, apesar da frieza do mundo cibernétco, ser testemunha ocular da realização prática de nossas idéias, que não precisam necessáriamente serem enormes para tornarem-se belas e perpeitamente justificáveis. O texto aglutina de maneira eficaz todos os desejos e aspirações nossos ( o clube do livro)e da-lhe um sentido prático, racional, mas sem perder a ternura, além da consciencia plena de nossas limitações. Teremos exito? Não importa! A grande aventura será ter saído da inércia involuntária. Deixando claro aos que depois virão - quando se perguntarem " será que todas aquelas coisas aconteciam e não houve ninguem que se levantou contra? E nossos filhos, nossos netos, filhos dos nossos amigos...poderem responder: " De manaira alguma, alguns nunca comcordaram com o que acontecia, ao contrário, explicitaram em letras garrafais suas insatisfações. Parabéns, amigo. Espero em breve poder contribuir literareamente com o nosso blog. Até breve!

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Djnaldo( presumo que seja você...), grande dínamo do clube do livro!

    Estou convicto de que teremos êxito na empreitada.
    Aguardo ansioso suas contribuições para o nosso blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Camarada tu escreve bem , valeu.

    ResponderExcluir
  10. Bem, diante do excelente texto do Tarcísio, e dos comentários feitos, de maneira inteligente e de conteúdo esplícito de conhecimento, nada que eu diga vai somar ou trazer nova luz a questão exposta. Os comentários, em particular, de Djnaldo e de Ella Caetano, se deixam alguma brecha ou lacuna que possa ainda ser explorada, não serei eu a vê-la, e se a visse, não estaria a altura de nela acrescentar nada de novo ao quadro tão sabiamente descutido. Nosso blog (Eu Quero Falar) não poderia estar melhor servido. Meus parabéns.

    ResponderExcluir